terça-feira, 24 de setembro de 2019

Pesquisas chegam ao Pq. Albano, Potira e Guadalajara; 400 casas já foram visitadas

Mais três bairros de Caucaia começaram a receber pesquisadores do Plano de Mobilidade Urbana (PMU) que está sendo elaborado pela Prefeitura. Moradores dos parques Albano, Potira e Guadalajara, todos localizados na Grande Jurema, são o foco de aplicação do questionário socioeconômico.
Balanço parcial dos trabalhos indica que mais de 400 residências foram visitadas no Tabapuá, Parque Soledade e Itambé, os primeiros contemplados. A expectativa é de a Prefeitura colher dados de 3.000 domicílios. É a primeira vez na história que Caucaia faz esse tipo de estudo.
A coleta durará três meses. Os dados indicarão como deslocamentos são feitos no município. “A gente vai saber para onde as pessoas mais vão, como vão e de que forma vão. Isso vai ter impacto direto na definição das políticas públicas de mobilidade daqui pra frente”, detalha o presidente da Autarquia Municipal de Trânsito (AMT), Carlos Augusto Cavalcante Cunha.
Todos os pesquisadores atuam devidamente fardados e identificados com crachá. Por isso, é fundamental que a população exija a apresentação dessas credenciais. O questionário contém 50 perguntas e leva, em média, 30 minutos para ser totalmente respondido.
Há questões sobre itens da casa e a escolha dos domicílios é feita de forma aleatória. “O ideal é que o ‘chefe da família’ responda”, adianta o coordenador dos trabalhos, engenheiro civil Lucas Caldas.
O PMU é obrigatório para municípios com mais de 20 mil habitantes – conforme estabelece a Lei Federal nº 12.587/12 ao instituir as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário