sexta-feira, 27 de setembro de 2019

Escola Dr. Gentil Barreira recebe ação do Programa Eleitor do Futuro

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), dando continuidade às atividades relativas ao Programa Eleitor do Futuro, realizou nesta quinta-feira, 26/9, palestras e atendimento aos estudantes de 16 e 17 anos, da Escola Estadual Dr. Gentil Barreira, no Conjunto Ceará. A ação compõe a IX Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral.
Foram realizadas duas palestras, uma pela manhã, com o secretário de Tecnologia da Informação, Carlos Sampaio, e outra à tarde, com a coordenadora de Eleições, Edna Saboia, ambas sobre “A Segurança do Voto Eletrônico e do Processo Eleitoral” visando à prestação de esclarecimentos sobre a segurança da urna eletrônica, bem como à ampliação dos conhecimentos sobre o funcionamento do processo eleitoral.
A coordenadora da Escola Judiciária Eleitora (EJE), Agueda Gurgel, destacou que a EJE do TRE está visitando várias escolas do Estado, públicas e particulares, em Fortaleza e também no interior do Estado para estimular e incentivar a participação dos estudantes de 16 e 17 anos no processo eleitoral, mediante o alistamento eleitoral, mas não apenas isso, especialmente conscientizando para o exercício do voto livre e consciente.
"Por isso estamos aqui o dia todo hoje com os equipamentos biométricos realizando o alistamento e trazendo uma palestra esclarecedora sobre diversos aspectos relevantes do processo eleitoral. Temos que exercer nossa cidadania com responsabilidade e consciência nas nossas escolhas", reforçou Águeda Gurgel.
Das 8h às 17h, foi disponibilizado o cartório móvel com kits biométricos para o alistamento eleitoral dos jovens e o cadastramento biométrico de funcionários e professores.
Horizonte
Na próxima segunda-feira, 30/9, às 9h, o TRE realizará a palestra sobre segurança do voto eletrônico, na Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva, situada na Avenida Juvenal de Castro, n.º 609 - Centro, Horizonte - CE, no município de Horizonte.
Saiba mais
O programa Eleitor do Futuro tem como objetivo geral promover a educação política dos jovens na faixa etária de 12 a 17 anos de idade dos estabelecimentos da rede de ensino fundamental e médio do Estado do Ceará, estimulando-os ao exercício da cidadania e do voto consciente.
São metas específicas do projetoI – ampliar o contingente dos eleitores jovens de 16 e 17 anos no Estado; II – formar e informar os jovens acerca da importância, da finalidade e das consequências do exercício do voto, como processo de tomada de decisão; III – estimular o envolvimento dos jovens nas diferentes esferas de organização social, incentivando-os a participar dos organismos escolares de representação estudantil.
Campanha de Educação Política e Alistamento Eleitoral vem sendo realizada pela Justiça Eleitoral do Ceará desde 2003, e já está na 9ª edição, iniciada este ano no dia 30 de agosto e com término previsto para o dia 30 de novembro.
Serviço:
Horizonte
Data: 30/9/2019
Local: Escola Estadual de Ensino Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva
Endereço: Avenida Juvenal de Castro, n.º 609 - Centro, Horizonte - CE
Horário da palestra: 9h

tre ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário