quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Forró anima a manhã pacientes do Caps AD

A manhã desta quarta-feira (25/9) foi de muita dança e animação para cerca de 40 pacientes do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) de Caucaia. A programação faz parte da campanha “Setembro Amarelo”, que promove ações de prevenção ao suicídio e valorização da vida.
“Estou cansada e suando. Há muito tempo que eu não dançava tanto”, disse Maria*, de 57 anos. Paciente do Caps AD, ela frequenta o Centro semanalmente participando de diversas ações que promovem a valorização da vida. “Aqui me sinto bem. Fico mais feliz nestes eventos. Gosto dos funcionários que me atendem com carinho”, afirmou.
Maria participou ainda de sorteio, brincadeiras e da terapia auricular, técnica milenar chinesa que estimula pontos específicos da orelha para aliviar dores e/ou tratar problemas físicos e psíquicos. “Quem canta seus males espanta. Acreditamos que ao movimentarmos o corpo também trabalhamos a mente. E isto é uma forma de cuidar e valorizar a vida”, resumiu a coordenadora do Caps, Sarah Lima.
Os pacientes também participaram de atividades físicas, aulas de pilates, receberam massagem e plantas ornamentais e medicinais. “Deixamos mais de falar da morte e falamos mais da vida e sua valorização. Todos os dias acontecem atividades neste sentido. Mas hoje é especial para finalizar a extensa programação que realizamos aqui no Caps AD em alusão ao Setembro Amarelo”, disse Sarah.
O Caps AD possui cerca de 5 mil pacientes cadastrados. Deste total, cerca de 1 mil são acompanhados atualmente. “O atendimento é singular. Há pacientes que frequentam todo dia e outros que vêm apenas uma vez por semana. São processos diferentes”, finaliza. Familiares dos pacientes também recebem atendimento.
Ainda nesta quarta-feira, em alusão ao Setembro Amarelo, cinco residentes de psicologia que atuam na Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Antônio Jander Ferreira Machado estiveram na Escola Técnica Estadual de Educação Profissional Marly Ferreira Martins. Eles ministraram palestras e ações lúdicas para alunos do curso técnico de Enfermagem sobre prevenção ao suicídio na adolescência.
*Nome fictício para preservar a identidade da paciente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário