quarta-feira, 18 de setembro de 2019

400 mesários recebem capacitação para eleição de conselheiros tutelares

Durante dois dias, quarta-feira (18/9) e quinta (19/9), os 400 mesários que vão atuar no processo de escolha dos novos conselheiros tutelares estão recebendo capacitação. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Conforme a presidente do Conselho Municipal da Assistência Social (CMAS), Ana Cristina Dias Carneiro, a capacitação está dividida em dois momentos. “A parte teórica e a parte prática. Na parte teórica, são passadas noções das condutas vedadas no dia da eleição. A parte prática é executada pelos técnicos do TRE.”
O treinamento prático refere-se ao procedimento das urnas. “Mostramos para os mesários como organizar uma urna na sessão de votação. Como dispomos as mesas dos mesários, onde ficará a urna, o micro-terminal... Casos adversos, como a possibilidade de uma suspensão de voto ou problemas nas urnas e situações de contingências. No final, é mostrado o encerramento da urna e a disponibilização que o equipamento faz”, ressalta o chefe de cartório da 120ª Zona Eleitoral de Caucaia, Guilherme Luiz Bezerra Porto.
A eleição será realizada em 6 de outubro. Serão 68 locais de votação e 125 sessões do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) em Caucaia. Ao todo, 47 candidatos concorrem a dez vagas: cinco para a Sede e cincos para a Jurema.
Qualquer cidadão domiciliado em Caucaia está apto a votar. Para isso, o eleitor deve levar título de eleitor e documento oficial com foto.
SERVIÇO
PROCESSO DE ESCOLHA DO CONSELHO TUTELAR
QUANDO: 6/10, das 8 horas às 17 horas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário