quinta-feira, 19 de setembro de 2019

UBS do Toco tem manhã de atividades físicas para prevenção de doenças

A manhã desta quinta-feira (19/9) foi de atividade física para mulheres atendidas pela Unidade de Atenção Primária à Saúde (Uaps) Emanuel Gomes da Silva, no Toco. Como forma de prevenir doenças, o posto promove há dois anos aulas aeróbicas e anaeróbicas para as moradoras da comunidade.

Acontece toda terça e quinta-feira, sempre às 9 horas. “Adoro caminhar, mas como tenho artrose no joelho meu médico sugeriu que eu fizesse essa atividade. Eu sentia dormência nos braços. Hoje me sinto ótima. Tenho mais disposição”, conta Dialêda Maia de Oliveira, de 57 anos, que hoje se exercitou na companhia da mãe, da irmã e de uma sobrinha. “Quando estou aqui, me sinto uma criança. Somos todos amigos e estamos sempre nos divertindo.”

Segundo o educador físico Rafael Ferreira, as atividades previnem diversas doenças, incluindo as reumáticas, além de regularem a pressão arterial e colaborarem na redução do colesterol e do percentual de gordura no corpo e no ganho de musculatura. “Também é um momento de lazer. Aqui, elas se divertem. Cuidam da saúde como forma de entretenimento”, conta.

Ele afirma que as aulas refletem até no atendimento médico da Uaps. “Tiramos elas do sedentarismo, trabalhando a coordenação motora e o equilíbrio com exercícios coordenativos e cooperativos”, diz Rafael Ferreira.

Ao todo, cerca de 100 mulheres, entre mães e donas de casa, se exercitam com um material bem simples, que elas trazem de casa. “O cabo de vassoura trabalha a mobilidade, o quadril, joelhos e ombros. São as articulações. Também fortalecemos o abdômen e sempre adaptamos as atividades para quem tem alguma restrição”, conta o educador físico. “A gente trabalha não só atividade física, mas também dinâmicas para que elas interajam e se sintam bem em convívio social”, finaliza o especialista.

Segundo Lucélia Góes, gerente da Uaps do Toco, as atividades intensificam o trabalho de promoção à saúde na Atenção Primária (equipamentos onde primeiro são feitos atendimentos na rede municipal de saúde). “Além do exercício, todas participam de consultas com nutricionistas para terem acompanhamento mais adequado”, afirma.

Para participar do grupo, basta se dirigir à Uaps do Toco munido do Cartão SUS e documento original com foto para fazer a inscrição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário