quarta-feira, 18 de setembro de 2019

Tribunal de Justiça capacita servidores em sistema que agiliza gerenciamento de processos

A Justiça cearense de 2º Grau (que analisa decisões tomadas por juiz) agora conta com o Sistema de Estatística e Informações (SEI). A ferramenta, que vem sendo utilizada no 1º Grau (varas) desde fevereiro deste ano, permite o melhor gerenciamento dos processos que tramitam nos gabinetes de desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).
Com a concentração de dados de todos os sistemas judiciais, a ferramenta possibilita a obtenção de informações processuais de forma mais rápida e eficaz. Nesta terça-feira (17/09), servidores que atuam nos gabinetes de desembargadores do Tribunal participaram de capacitação para aperfeiçoar o manuseio e utilizar todos os recursos disponíveis no sistema.
A vice-presidente do TJCE, desembargadora Nailde Pinheiro, que está à frente do Núcleo de Produtividade Remota do 2º Grau, recebeu os participantes e destacou que “o Sistema fornece informações imprescindíveis para o desenvolvimento das atividades dos gabinetes, como a quantidade de processos que estão na fila inicial, conclusos para julgamento, pendentes de baixas e os que estão a depender de decorrência de prazo recursal. O SEI funciona como uma espécie de raio-x e é atualizado diariamente”.
A magistrada acrescentou que “a ferramenta visa a uma melhor gestão do acervo processual e, consequentemente, auxiliará na agilização dos recursos, o que hoje é o nosso maior objetivo: proporcionar ao cidadão resposta de forma célere no julgamento do seu processo”.
sobre a experiência, a servidora Eneida Guedes ressaltou que foi fundamental para o uso do Sistema. “Nós, que atuamos na área do Direito Público, temos demanda muito grande. Então necessitamos de ferramentas como essa para facilitar o controle e o acompanhamento dos processos e, com isso, desenvolver o melhor trabalho e aperfeiçoar o atendimento à população.”
O SEI foi desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento e Gestão (Seplag) e da Tecnologia da Informação (Setin). Os treinamentos continuarão nos dias 19 e 20, com os servidores lotados nos gabinetes das Câmaras de Direito Público e Criminal do TJCE.

tjce

Nenhum comentário:

Postar um comentário