segunda-feira, 16 de setembro de 2019

“Setembro Amarelo” promove roda de conversa com adolescentes

Mais de 140 adolescentes com idades entre 16 e 17 anos participaram de uma roda de conversa sobre suicídio. A atividade aconteceu nesta segunda-feira (16/9) na Escola Osmar Diógenes, no bairro Conjunto Metropolitano (Picuí). A ação em saúde é alusiva ao “Setembro Amarelo”, campanha cujo objetivo é combater e prevenir o suicídio.
“Trabalhamos com os adolescentes dinâmicas e palestras que abordam o tema suicídio, alertando sobre o problema de saúde mental e chamando atenção para a necessidade do falar, conversar e se envolver no problema do outro”, disse Mônica Eufrázia, Agente Comunitária de Saúde (ACS) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é um problema de saúde pública. “E, dentro deste problema, buscamos promover ações para prevenir. Acreditamos que, assim, diminuímos os índices de suicídio entre adolescentes, que é alarmante”, ressalta Mônica.
As atividades desenvolvidas por estes agentes são resultado do curso para identificação de pessoas com transtornos mentais e/ou sofrimentos psíquicos, promovido pela SMS e que capacitou 90 agentes no último mês de agosto.
Outros 300 profissionais também devem participar da capacitação ao longo dos próximos meses. “O curso nos trouxe novas perspectivas de observação sobre a saúde mental, depressão e transtorno bipolar e o que podemos fazer para promover ações em saúde”, disse Mônica.
Para o aluno José Cleilson de Oliveira, de 16 anos, a ação “é importante para conscientizar e evitar atitudes violentas com a gente mesmo”. “Procurem ajuda. O suicídio não é o caminho certo”, ressalta. Ele conta que após a palestra ficou mais atento ao assunto e observou que possui amigos que passam por problemas e não conversam ou desabafam. “Acredito que esta palestra é uma prevenção para os jovens da sociedade ficarem mais atentos”, diz.
A SMS possui atendimento médico especializado em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde. Basta se dirigir a qualquer posto que o paciente será acolhido por um enfermeiro ou médico, que fará o devido encaminhamento para andamento do tratamento adequado.
As ações de combate ao suicídio também chegaram hoje no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Planalto, focando em idosos. Nesta terça-feira (17), as ações chegam no Cras Guadalajara, a partir das 9 horas, e no Cras Capuan, a partir das 13 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário