quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Tribunal do Júri sentencia homicida a 12 anos de prisão

O Conselho de Sentença da 4ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Fortaleza sentenciou, no dia 4, o réu Arlisson Figueiredo Henrique, vulgo Batata, à pena de 12 anos de reclusão (prisão inicialmente em regime fechado) pelo crime de homicídio qualificado, tipificado no artigo 121, parágrafo 2º incisos I e IV, do Código Penal (CP) contra a vítima Harysson Cordeiro da Silva. A sentença atende a uma denúncia ajuizada, no dia 11 de janeiro de 2018, pelo Ministério Público do Estado do Ceará. O processo foi amparado pelo Projeto Tempo de Justiça e o resultado é fruto do trabalho da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, em conjunto com as Promotorias de Justiça do Júri.
O crime ocorreu em 25 de dezembro de 2017, por volta de 4h da madrugada, na rua E, nº 22, no bairro Jardim Fluminense. A vítima, Harysson da Silva, foi surpreendida por diversos golpes com instrumento perfurocortante, sem qualquer discussão, no quarto da casa da ex-companheira de Arlisson Henrique. Foram desferidas 13 perfurações que atingiram as regiões cervical, esternal, axilar, mamária esquerda, flanco esquerdo, mandibular esquerda, ombro esquerdo, braço esquerdo, fossa cubital e lombar direita.
A motivação do crime se reporta ao fim do namoro do sentenciado com Elane Pereira Pontes. O réu não aceitou o término do relacionamento, passando a perseguir a ex-companheira e culpando a vítima pelo rompimento. Então, na madrugada do dia de Natal do ano de 2017, o réu invadiu a casa da ex-companheira, entrou no quarto e se deparou com Elane com a vítima, que era seu atual namorado. Ato contínuo, se valendo de instrumento perfurocortante, o acusado desferiu mais de uma dezena de golpes contra a vítima e ainda arremessou o instrumento na direção da ex-companheira, oportunidade em que a ameaçou de morte.
A vítima foi socorrida e levada à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Canindezinho, onde foi constatado o óbito. Ao saber da morte, o réu retornou ou local do crime e comemorou o desfecho, inclusive batendo palmas. Ao longo dos dias, o acusado ainda tentou entrar em contato com a ex-companheira, com o propósito de intimidá-la, perturbando-lhe a tranquilidade.
Tempo de Justiça
O programa “Tempo de Justiça” é uma parceria entre Ministério Público, Poder Judiciário, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, recebendo apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. O Comitê realiza reuniões mensais com todos os órgãos para avaliação dos resultados e identificação de problemas, desde a fase de inquérito até o julgamento, com a finalidade de propor medidas para reduzir os índices de criminalidade no Estado, por meio do aumento da celeridade dos processos judiciais.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário