segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Após 30 anos, Caucaia tem Mercado Municipal reformado

O prefeito Naumi Amorim entregou neste sábado (3/8) as novas instalações do Mercado do Povo Juaci Sampaio Pontes, localizado no Centro de Caucaia. O equipamento é a maior estrutura pública de comercialização de produtos e serviços do município. A solenidade contou com a presença da primeira-dama da cidade, a deputada estadual Erika Amorim.
Naumi Amorim lembrou do início da atual gestão, quando com apenas 20 dias de mandato parte do teto do Mercado desabou. "E hoje estamos entregando o Mercado reformado, uma obra de qualidade e que foi feita pensando nos usuários e nos permissionários. É um momento alegre para Caucaia. Que todos cuidem do espaço, deixando limpo e preservando", declarou, anunciando a retomada da obra do Mercado da Jurema, abandonada pela administração anterior, e cujos recursos já estão assegurados.
Foram executadas no Mercado do Povo Juaci Sampaio Pontes melhorias na segurança da coberta e reformadas todas as quatro fachadas laterais do prédio e os quatro pavilhões, com a instalação de uma nova estrutura metálica e de peças exteriores que permitem uma melhor ventilação do espaço. Também foram instaladas 24 câmaras de segurança e os banheiros passaram por reforma completa. O investimento global foi de R$ 2,1 milhões.
Conforme a primeira-dama de Caucaia, a reforma do Mercado era uma demanda muito antiga e foi uma promessa de campanha de Naumi. "Fico muito feliz por este dia. Estamos enfrentando uma crise no país e não é fácil um prefeito governar, mas o prefeito Naumi é comprometido com a população. Tenho certeza de que é um desejo da gestão oferecer mais oportunidades e dar uma condição melhor para os permissionários e consumidores", ressaltou Erika Amorim.
Responsável pela obra, o secretário municipal de Patrimônio Serviços Públicos e Transporte, Francisco de Assis Medeiros, recordou que em 30 anos de existência o Mercado nunca havia recebido uma reforma desta magnitude. Em 2019, o equipamento completou três décadas de existência. "Os permissionários agora resgatam sua dignidade. Esse Mercado faz parte da vida do povo Caucaia."
Ambientes internos do Mercado também receberam serviços de manutenção, reparos e pintura. O Mercado do Povo Juaci Sampaio Pontes conta atualmente com cerca de 600 permissionários. Nenhum desses trabalhadores precisou ser removido em nenhuma etapa da intervenção, que melhorou também as vagas de estacionamento do entorno.
A diretora do equipamento, Elenice Souza compara o antes e o depois da obra. "Antes era horrível. O Mercado tinha lixo, esgoto a céu aberto e má condição de uso. Hoje está de cara nova, com uma estrutura toda refinada, banheiro com qualidade. É de fazer orgulho. Mudou totalmente a visão interior e oferece mais conforto para os permissionários e para o público que compra."
Ted Pontes, filho mais velho do homenageado que leva o nome do Mercado, Juaci Sampaio Pontes, destacou a importância de manter as origens das tradições do município restaurando o prédio. "Aqui o coração da cidade voltou a bater mais forte."
Permissionária há 30 anos do Mercado, Eveline Alencar acredita que depois da reforma o espaço ficou mais atrativo. "Melhorou 100% para nós. Sofremos no passado e agora temos mais do que agradecer às Prefeitura. Para nós, que trabalhamos há muito tempo, tudo o que ganhamos na vida foi aqui dentro."

Nenhum comentário:

Postar um comentário