quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Conselheiros participam da 16ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Conselheiros Municipais de Saúde de Caucaia participaram da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8), que encerrou nesta quarta-feira (7), em Brasília. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde, e foi o maior evento de participação social no Brasil para traçar de forma democrática as diretrizes para as políticas públicas de saúde no país. 
O tema principal da 16ª Conferência foi “Democracia e Saúde” e os eixos temáticos apresentados foram: Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e Financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Nossa participação já foi uma vitória. Todas as propostas do Ceará foram aprovadas”, afirmou Irene Sousa, vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde de Caucaia. Ela foi representante do Ceará na Conferência no segmento “usuário”, que são voluntários a discutir e consolidar todas as propostas de melhorias para a saúde pública. “Tivemos a oportunidade de dialogar com vários outros Estados durante a Conferência”, ressaltou. 
Foram realizadas 13 pré-conferências no município de Caucaia. Os outros 183 municípios do Ceará também realizaram as suas conferências. “Compactuamos as demandas do Estado e todas foram aprovadas na conferencia em Brasília”, comemora Irene. Ao final da 16ª Conferencia, um relatório será formulado para ser usado como orientador das políticas de saúde e para o Plano Nacional de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário