quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Naumi Amorim participa da abertura da XIX Feira Cultural e do XVIII Jogos Indígenas

Na manhã desta quarta-feira (07/8) o prefeito Naumi Amorim participou da cerimônia de abertura da XIX Feira Cultural e do XVIII Jogos Indígenas, realizados às margens da Lagoa dos Tapebas, no Terreiro Sagrado do Pau Branco, no bairro Capuan.
Naumi ressaltou a importância do apoio aos eventos culturais indígenas e da parceria com estas comunidades. “Toda vez que venho aqui me sinto em casa. O momento é ímpar porque a história fica viva e a cultura revive. Hoje é diferente, a gestão municipal se envolve, dialoga e ajuda as comunidades”, disse.
Para o titular da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Paulo Guerra, a festa é uma tradição da nação Tapeba e deve ser mantida. “É importante fazermos esta festa, sem descaracterizar, sem perder o respeito da história, para que todos conheçam a cultura e tradição dos índios de Caucaia. Desta forma, tornamos nossa cultura indígena cada vez mais forte e vibrante”, ressaltou.
Weibe Tapeba, liderança indígena e vereador, acredita que a atividade da feira e dos jogos faz parte do calendário político do povo caucaiense. “Este evento não tem só o viés econômico, mas para demarcados mais o espaço da nossa existência e resistência no nosso município”, disse. 
O cacique da aldeia Tapeba, Francisco Alves Teixeira (Alberto), lembra que o momento da confraternização é bom porque o povo reconhece os índios no Ceará. “É importante manter a cultura e celebrar os nossos costumes em nossa terra. Temos possibilidade de mostrar nossas tradições para todos, e conservar nossas tradições”, afirmou. 
Na programação das competições, estão as modalidades esportivas como arco e flecha, duathlon, arremesso de lança, cabo de força, resistência de fôlego e corrida com tora.
Há também a realização de oficinas de artesanato, apresentações culturais, palestras, degustação da culinária tradicional, desfile de vestimentas e rituais sagrados. O evento é gratuito e aberto ao público.
Os dois eventos seguem até a próxima sexta-feira (09/8). A iniciativa conta com apoio institucional da Prefeitura de Caucaia por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (Sejuv).

Nenhum comentário:

Postar um comentário