quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Núcleo Quilombola da Serra da Rajada recebe nova formação do Selo Unicef

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef na Prefeitura promoveu nesta quinta-feira (12/9) mais uma formação do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (Nuca) na Escola Yara Guerra, comunidade Quilombola da Serra da Rajada.
Mobilizador dos Nucas, Anízio Silva explica que o objetivo de ações deste tipo é que todos os 16 membros do Nuca conheçam os oito desafios do Selo Unicef. “Este momento é para tomar conhecimento dos Desafios e suas respectivas atividades. O oitavo desafio, que é promover práticas de enfrentamento ao racismo, será destaque e a partir dele desenvolvemos as atividades”, explica.
No último dia 29 de agosto, a Comissão debateu com a população no primeiro encontro na Escola Yara Guerra o projeto de reformulação pedagógica da unidade e executou a primeira etapa da formação dos membros do Nuca.
DESAFIOS
Para promover uma agenda contínua de participação de adolescentes até 2020, o Unicef propõe oito desafios temáticos. Para cada um, o Unicef estabelece um conjunto de atividades que incluem: ação a ser realizada com os integrantes do Nuca; ação na qual os jovens convidem outros adolescentes para atuar em relação ao desafio temático; e ação junto à gestão municipal para estimular que as secretarias, a Câmara e demais instâncias governamentais abram-se para a participação cidadã de adolescentes.

OS OITO DESAFIOS DOS NUCAS
Promover o direito ao esporte seguro e inclusivo 
Promover a alimentação saudável e prevenir a obesidade 

Conhecer e divulgar a Lei da Aprendizagem para criar oportunidades de conciliar aprendizagem no emprego com permanência na escola 
Promover o direito à inclusão digital e ao uso seguro da internet
Promover a educação para a cidadania democrática – #Partiu Mudar
Promover a inclusão escolar e a troca de saberes – Fora da escola não pode
Promover o direito à saúde sexual e saúde reprodutiva 
Promover práticas de enfrentamento ao racismo 


Nenhum comentário:

Postar um comentário