sábado, 7 de setembro de 2019

Usuários da Saúde Mental participam de roda de conversa sobre suicídio

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisca de Fátima, localizada no Parque Guadalajara, promoveu nesta sexta-feira (6) uma roda de conversa sobre suicídio com pacientes do Programa Saúde Mental. A ação faz parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para promover o “Setembro Amarelo”, uma campanha cujo objetivo é garantir a prevenção à saúde e a preservação da vida.
“Abordamos a valorização da vida. Falamos sobre os mitos e verdades a respeito do suicídio, além da importância das ações preventivas. Também abordo os sinais do suicídio, assim como identificar, conduzir e encaminhar estes pacientes. Ao final do encontro, formamos uma simbólica corrente de cuidadores de vida”, conta Lia Barroso, terapeuta ocupacional do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) da SMS.
Psicólogos e outros profissionais em saúde da SMS, como enfermeiros e médicos, também levam palestras e outras ações para esclarecer e conscientizar a sociedade sobre a valorização da vida e a prevenção ao suicídio. Eles atuam em escolas públicas de Caucaia, Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps), Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas).
Na próxima segunda-feira (9), as rodas de conversa envolverão adolescentes das escolas Dom Almeida Lustosa e Helena de Aguiar Dias. Na quarta-feira (11), a contemplada será a Escola Luiza Moraes Correia Távora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário