segunda-feira, 9 de setembro de 2019

X Conferência Municipal de Assistência Social discute efetivação de metas e propostas

Com o tema “Plano Decenal 2016 a 2026: Desafios e Possibilidades em Tempos de Crise”, foi aberta nesta segunda-feira (09/9), no Centro Municipal de Formação e Avaliação Terezinha Costa Lima (Cemfa), a X Conferência Municipal de Assistência Social de Caucaia. A iniciativa é do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS).
O encontro discutiu a efetivação das metas e propostas do 2º Plano Decenal da Assistência Social, de 2016 a 2026, à luz do Controle Social. Conforme a titular da SDS, Danielle Alexandre, a conferência tem o intuito de analisar propostas. “O que foi deliberado no plurianual de 2016 a 2019? Quais os gargalos? O que não realizamos do que foi proposto? Nós analisamos o que conquistamos e o que ainda ficou adiado para melhorar a ampliação de mecanismos sociais e serviços.”
Ana Cristiana Dias Carneiro, coordenadora do Conselho do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considera o tema principal no evento os debates do financiamento, do sistema de justiça e o SUAS, a Previdência Social e o SUAS. “Dentro do viés do controle social, foram debatidos os três eixos que nos afetam muito dentro da nossa política. O financiamento das políticas públicas, a relação do SUAS e do poder Judiciário e também com a Previdência Social.”
Para o presidente do CMAS do segmento usuários, Geraldo Simplício, o evento é muito importante para a sociedade e usuários da Assistência Social. “Temos apenas 15 anos de política nesta área. Este encontro traz esclarecimentos para a população do que foi realizado e do que ainda falta. A política que acolhe as pessoas de baixa renda é nova e vem avançando nos últimos anos.”
Foram apresentadas à plenária as metas a curto prazo do 2º Plano Decenal de Assistência Social de Caucaia. Também foram ministradas palestras sobre os eixos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário