terça-feira, 3 de setembro de 2019

Memorial da AL inaugura exposição de uniformes militares brasileiros

O Memorial da Assembleia Legislativa do Ceará Deputado Pontes Neto (Malce) realizou, nesta terça-feira (03/09), a abertura da exposição Uniformes Militares Brasileiros, em alusão às comemorações da Semana da Pátria. O evento contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, José Sarto (PDT). “Parabéns ao Memorial da Casa por organizar esta exposição que promove, de forma honrosa, um resgate à história das Forças Armadas do Brasil”, elogiou.
A mostra reúne aquarelas de José Wasth Rodrigues e Ivan Wasth Rodrigues, feitas para celebrar o Centenário da Independência do Brasil, apresentando uniformes militares utilizados de 1730 a 1920.
O presidente do Memorial, ex-deputado Osmar Diógenes, informou que a exposição faz parte das comemorações da Semana da Pátria na Assembleia Legislativa. “Resolvemos exibir essas aquarelas com uniformes desde o Brasil Colônia, com fardamentos muito bonitos e bem desenhados para apreciação do público”, enalteceu.
Apresentando a exposição, o ex-comandante da 10ª Região Militar, general Júlio Lima Verde Campos de Oliveira, destacou a importância da mostra na valorização das Forças Armadas do País e a evolução dos uniformes. “O uniforme é o cartão de visitas do militar, simbolizando hierarquia, auto-estima e disciplina. E na exposição podemos ver como o mesmo foi evoluindo, passando por diversas influências de cores e modelos”, salientou.
Estiveram presentes à abertura da exposição os deputados Fernando Santana (PT), Manoel Duca (PDT), o ex-governador do Estado Lúcio Alcântara; o atual comandante da 10ª Região Militar, general de divisão Fernando José Soares da Cunha Mattos; e o presidente do Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), João Milton Cunha.
LA/LF

Nenhum comentário:

Postar um comentário