sábado, 7 de setembro de 2019

Painel da Cidadania e Sala de Situação são inaugurados na UBS do Itambé

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início nesta sexta-feira (6/9) a dois importantes projetos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Francisco Ferreira da Silva, localizada no Itambé.
O posto passa a contar agora com Painel da Cidadania e Sala de Situação, ambos instituídos durante a segunda reunião descentralizada do Conselho Municipal de Saúde (CMS) em conjunto com o Conselho Local de Saúde (CLS).
Em uma pequena urna, os usuários podem depositar críticas, sugestões e elogios. A urna é aberta semanalmente e todas as demandas são respondidas e expostas em um mural na UBS. “O Painel da Cidadania é projeto que dá voz à população. Funciona como uma ouvidoria em cada posto de saúde”, ressalta o secretário Moacir Soares.
Já a Sala de Situação é um telão instalado na recepção da UBS pelo qual o usuário pode acompanhar o desempenho das ações desenvolvidas naquele posto. “Mostramos pra comunidade o que estamos fazendo, o trabalho da gestão. Todos vão saber dados como a quantidade de consultas, as vacinas aplicadas, os exames e outros atendimentos”, disse a coordenadora da Atenção Primária à Saúde de Caucaia, Vilalba Carlos.
A reunião descentralizada dos conselhos também foi marcada pela apresentação de ações dos departamentos de imunização e vigilância sanitária da SMS. “As reuniões descentralizadas acontecem mensalmente, sendo sempre indicada uma Unidade de Saúde e, consequentemente, um conselho local. Saímos do espaço fechado e vamos pra comunidade com o objetivo de ouvir as necessidades e interagir com os Conselhos", comenta o titular da SMS, Moacir Soares.
Como estratégia para que haja maior celeridade nos processos administrativos da saúde de Caucaia, a atual gestão da SMS idealizou a criação de um Conselho Local de Saúde dentro de cada uma das 46 Unidades Básica de Saúde existentes no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário